segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 - Trânsito

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) divulgou, nesta terça-feira, o esquema de trânsito que irá funcionar durante as festividades do Carnaval. No Centro da cidade, o baile popular e o desfile das Escolas de Samba serão realizados no lado par da Rua do Imperador, que ficará interditada no trecho que vai da Rua Dr. Porciúncula até Marechal Deodoro. Já no lado impar, a interdição ocorre de domingo a terça-feira, no trecho entre a Rua Paulo Barbosa e a Dr. Porciúncula.

Os horários de interdição irão variar de acordo com a programação prevista: dia 20, a partir das 18h, dia 21 (às 18h), dia 22 (10 horas), dia 23 (12h) e dia 24 (10h).

Algumas vias no entorno da Rua do Imperador também ficarão fechadas nesses horários, como e Epitácio Pessoa, parte da Barão de Teffé e as ligações entre a Rua da Imperatriz e a Rua do Imperador (cruzamento do Obelisco). O tráfego para quem vem da Rua da Imperatriz, sentido Centro, será desviado pela ponte em frente ao Teatro Municipal, seguindo pela Nilo Peçanha. Já as ruas Dr. Joaquim Moreira (atrás do Shopping D. Pedro) e a Prof. Carlos A. Werneck (ao lado do Shopping D. Pedro), além da Travessa Prudente Aguiar, terão o trânsito em mão-dupla somente para a passagem de táxis.

O controle do trânsito nos dias de festividades será feito em uma ação conjunta entre a Guarda Municipal e os agentes de trânsito da CPTrans.


Outras ruas, nos bairros e distritos que sofrerão interdição

- Praça do Itamarati - Rua Quissamã – Dia 15/02 (11h); dia 20/02 (22h); 21/02 (15h); dia 22/02 (8h); dia 23/02 (15h) e 24/02 (18h);
- Cascatinha – Rua Bernardo de Vasconcelos – Dia 14/02 (17h);
- Corrêas - Praça Luis Furtado da Rosa - Dias 14, 15, 20, 21, 22, 23 e 24/02, a partir de 19h;
- Pedro do Rio - Rua Eugênio Zanatta - Dias 14, 15, 20, 21, 22, 23 e 24/02, a partir de 15h.

Esquema – Para o Carnaval do Centro da cidade, a Prefeitura irá autorizar o trabalho de 40 ambulantes, nas Ruas Marechal Deodoro e Paulo Barbosa e a montagem de 29 barracas, distribuídas na Praça dos Expedicionários e na Praça D. Pedro. Todas as autorizações para os trabalhadores anônimos já foram concedidas pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), não havendo mais vagas.

As arquibancadas serão montadas na calçada do lado par da Rua do Imperador, desde a saída da Rua Epitácio Pessoa até a Praça dos Expedicionários e na beira do rio, no entorno do Obelisco. Serão montados 15 blocos, com capacidade total para 1.500 expectadores.

Segurança – O esquema de segurança do Carnaval da Renovação irá contar com efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além do apoio dos agentes de trânsito da CPTrans. Os oficiais da PM estarão em todos os eventos previstos pela Prefeitura, tanto do Centro quanto nos distritos, dando maior ênfase para o desfile das escolas de samba da Lebop e Upec, nas noites de segunda e terça-feira, na Rua do Imperador, quando há maior número de público. A PM também estará realizando, a partir do final desta semana, operações por toda a cidade com o uso do etilômetro (também conhecido como bafômetro), para evitar a perigosa combinação entre álcool e direção.

A Guarda Municipal terá um contingente de 80 oficiais, 10 guardas do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) e 17 guardas do setor de trânsito, nos cinco dias de festividades de Carnaval, na Rua do Imperador. A GM também estará presente no Desfile dos Fantasmas, dia 14, e na Praça do Itamarati, dia 15, nas quatro cinco oficiais do Carnaval (de 20 a 24 de fevereiro), com 20 agentes; no Banho à Fantasia, dia 22; em Pedro do Rio e na Praça Pasteur. Já os agentes de trânsito da CPTrans farão a fiscalização nas imediações da Rua do Imperador.

Nenhum comentário: