domingo, 15 de abril de 2012

Eu, tu, nós!


Neste fim de semana, estive em Petrópolis. Enquanto dirigia pela cidade na manhã de domingo, ouvi da minha carona por diversas vezes a frase "Como essa cidade é bonita, né"? Não me restou outra saída que não concordar. E não foi um acordo daqueles para mudar de assunto, mas um "é verdade" daqueles de quem concorda em gênero, número e grau.

Petrópolis é uma cidade linda. Linda e largada. Eu, como apaixonado pelas terras imperiais, fico impressionado em ver como a cidade consegue manter sua beleza apesar do descaso com que é tratada pelo poder público e pela própria população. Se a prefeitura deixa buracos nas ruas, as pessoas colaboram jogando lixo nas calçadas. Se os ônibus são sucatas ambulantes, os petropolitanos ajudam a instalar o caos caminhando pela cidade sem atenção e tumultuando ainda mais as estreitas ruas.

Muita vezes, aqui, fiz críticas ao pouco respeito que o poder público tem pela cidade. Reafirmo aqui cada frase, infelizmente. Mas hoje paro para pensar no que cada um de nós tem feito para que essa realidade mude. As eleições estão chegando. Teremos pela frente uma excelente oportunidade de nos manifestarmos. Mas, até lá, cabe a cada petropolitano zelar pela própria cidade para que ela continue despertando elogios em cada vez mais pessoas.

Vamos pensar?

Nenhum comentário: