terça-feira, 20 de setembro de 2011

Praça do Independência será revitalizada

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) formou parceria com moradores do bairro Alto Independência para revitalizar a principal praça da localidade. A iniciativa partiu de estudantes do programa Projovem Urbano, como trabalho a ser desenvolvido durante o curso.

Nesta segunda-feira (19), o presidente da entidade se reuniu com os alunos para conversar sobre as melhorias a serem realizadas. O plano de ação comunitária é coordenado pela assistente social Tânia Mara Martins e envolve 40 estudantes, a maioria (80%) mães entre 18 e 29 anos. Elas são um dos públicos mais prejudicados pela degradação da praça, que já foi reformada em outras ocasiões, mas acabou sendo alvo de vandalismo.

Segundo Tânia, as mulheres sentem falta de um espaço adequado e saudável para os filhos brincarem. - A comunidade precisa se apropriar da praça e ter consciência de que é um espaço público para o benefício coletivo. Por isso, os alunos do Projovem estão muito motivados, abraçaram a causa e esperam contribuir para a construção de um ambiente mais feliz para viver. Além da reforma dos brinquedos, será importante a instalação de novas atrações e cercamento da praça, para garantir mais segurança às mães e aos filhos- disse Tânia. A Companhia vai fornecer materiais para a reforma, enquanto os moradores executarão o serviço.

“Nós vamos, também, ajudar com recursos humanos necessários em tarefas que requeiram conhecimentos mais específicos e atividades mais pesadas”, disse o presidente da Comdep, Anderson Juliano, que completa: “A revitalização da praça é um desejo tantos dos moradores quanto nosso”.

 Plano de Ação Comunitária
Integra a grade curricular do Projovem Urbano, um programa do governo federal com o objetivo de permitir a reinserção de jovens entre 18 e 29 anos no ensino fundamental e aperfeiçoar o conceito de cidadania e habilidades profissionais. O plano requer dos alunos conhecimento da realidade social na qual estão inseridos, um levantamento dos desafios a serem superados pela comunidade, a construção e a execução de estratégias para atingir a meta traçada. O projeto permite o trabalho em equipe e o estímulo de uma consciência solidária.

Do site da Prefeitura de Petrópolis

Nenhum comentário: