quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Para não esquentar a cabeça!


No fim de semana, estive em Petrópolis para visitar a família e me deparei com um calor típico de Rio de Janeiro. Apesar da temperatura na serra não ser tão alta quanto na capital e na baixada, os altos índices de umidade do ar fazem com que os 30º da cidade imperial se pareçam com os 38º da capital.

Essas altas temperaturas preocupam por dois motivos. O primeiro são as chuvas que normalmente acompanham  esse calor. Todos nós já tivemos um exemplo recente do que uma tempestade pode provocar em terrenos irregulares como o petropolitano.

Outro motivo de preocupação é com o desmatamento. Petrópolis ainda não sente os reflexos de perder aos poucos sua vegetação, e é por isso que devemos ter atenção com a preservação do que ainda temos. Quem conhece o Rio de Janeiro ou Niterói sabe o valor que uma rua arborizada tem nos momentos de calor. E olha que essas duas cidades ainda contam com alguns locais verdes para se refrescar.

Nossa cidade é abençoada com a mata atlântica. É fundamental que tenhamos atenção com sua preservação. Se não, prepare-se para comprar ar condicionados cada vez mais potentes!

Nenhum comentário: